Nosso Blog

O Blog do SocioFilo é hoje o nosso principal canal de comunicação e interação digital, sendo um portal de divulgação, debate e co-construção das nossas contribuições às ciências humanas e sociais.

Na plataforma do Blog do SocioFilo você não vai encontrar qualquer discriminação com gêneros textuais, fronteira disciplinar ou barreira institucional que nos sirvam, antes, preferimos respeitar a pluralidade de agendas e estratégias para explorar e expandir o conhecimento que temos sobre viver juntos – ou seja, sobre ser e estar em sociedade.

Temos como horizonte o estímulo à produção científica, por meio da sua divulgação e da democratização de seu debate no ciberespaço. Para tanto, aqui você vai encontrar:

  • textos inéditos, de autoras e autores brasileiros;
  • traduções feitas por sociofellows e por pessoas que compartilham das nossas premissas e colaboram com o SocioFilo, escritos por autoras e autores de língua estrangeira;
  • raridades publicadas em outros momentos ou plataformas, que julgamos merecer maior visibilidade;
  • resenhas críticas de livros, obras de referência e/ou lançamentos;
  • análises de conjuntura e outros ensaios;
  • relatos etnográficos;
  • homenagens, entre muitas outras modalidades de escrita crítica e/ou científica.

Histórico

O Blog do SocioFilo foi criado em 2016. Desde o seu surgimento até hoje, temos crescido progressivamente. Se em 2017 chegamos a 52 mil visualizações, em 2018 passamos para quase 80 mil. Tão importante quanto, é o fato de termos conseguido, com muito trabalho e colaboração coletiva, o nosso objetivo de consolidar uma plataforma com textos de qualidade, mesclando autores renomados com jovens pesquisadores na área de ciências humanas, veiculando e democratizando o conhecimento.

Quer saber mais?
Leia o nosso manifesto.

Corpo editorial

Coordenação
Diogo Corrêa
Frédéric Vandenberghe
Lucas Faial
Samantha Sales

Desenho
Ábia Marpin

Revisão
Lucas Faial
Samantha Sales

Contribua com o Blog do SocioFilo

Você também pode ter um texto publicado na plataforma digital do SocioFilo. Ao invés de trabalharmos com uma equipe fechada e com colaboradores convidados, nosso objetivo é abrir o Blog do SocioFilo para um maior número de pessoas e suas colaborações, focando em resenhas, verbetes e traduções, mas não limitadas a estes.

Aceitamos textos originais, artigos já publicados (desde que com a anuência dos envolvidos), textos de opinião, relatos etnográficos e tudo mais que seja relacionado às ciências humanas e sociais.

Para saber mais, ou no enviar sua contribuição, clique aqui para ser direcionada à nossa página de submissões.