SocioFilo: (co)laboratório de Teoria Social

O SocioFilo é um núcleo de pesquisas interessadas na interação e na interface entre a a teoria social, a filosofia e as ciências sociais, fundado em 2007, na cidade do Rio de Janeiro, por Frédéric Vandenberghe. Saiba mais sobre as outras pessoas que compõem o nosso núcleo em SocioFellows.

Nosso núcleo atua como um (co)laboratório, que oferece apoio e estímulo intelectuais, a partir de um fórum que acolhe orientandas e orientandos, pesquisadoras e pesquisadores, além de visitantes, envolvidos e interessados na elaboração e execução de projetos ligados aos temas que movem o SocioFilo. Através deste fórum intelectual, desejamos e intuímos estarmos contribuindo para a formação de uma rede virtual descentralizada e aberta na qual circulam debates, informações, contatos e artigos.

A partir de uma perspectiva humanista, o SocioFilo desenvolve reflexões sistemáticas sobre os fundamentos filosóficos da teoria social. Assim, a investigação dos pressupostos metateóricos das ciências sociais não constitui um fim em si mesmo, mas serve como preâmbulo necessário à construção de uma teoria social geral da ação em comum. Dessa forma, são abordadas diferentes perspectivas sociológicas e filosóficas, como a hermenêutica, a fenomenologia e a teoria crítica. Articulando a metateoria, a teoria social e a teoria sociológica numa teoria geral da sociedade, nosso núcleo está centrado na interseção desses modos de conhecer e conceber o mundo.

Em 2019, o SocioFilo ganha uma nova casa, quando mudou-se do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), para o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ) – nova instituição a que Frédéric Vandenberghe está vinculado como docente e pesquisador no Brasil.

Nascemos do ímpeto por juntar nossas forças intelectuais com nossas fraquezas existenciais. Para nós, a teoria nunca foi um fim em si mesma. Pelo contrário, sempre tomamos a teoria como tentativa de transformar a sociologia numa forma de vida – solidária, cooperativa, convivial. É na interdependência com o mundo da vida que qualquer teoria se faz.

A essa altura, nosso endereço físico mudou, mas nossa rede continua crescendo, mantendo a vocação e o desejo profundo de tomar a sociologia de forma produtiva para a ciência e para a vida.

Para saber mais, acesse o nosso endereço eletrônico, o SocioSite.

Nos acompanhe nossa página no Facebook, no Instagram, ou nos envie um e-mail no endereço: sociofilo@gmail.com.

SocioFilo
Largo São Francisco de Paula, 1 – sala 408-12
Centro, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20051-070