Podcast do Sociofilo – Maio de 1968

No post de hoje, temos a alegria de apresentar o primeiro episódio do Podcast do Sociofilo. O projeto de começar um podcast já vem sendo cultivado por nós há algum tempo, então decidimos aproveitar a ocasião do aniversário de 50 anos do evento de maio 1968 para dar início a esse experimento. Gostaríamos desde já de ressaltar que, sendo nosso primeiro episódio, ainda estamos numa fase “beta”, o que significa que estamos abertos para sugestões e mudanças ao longo do tempo. 

Com isso em mente, disponibilizamos o seguinte endereço de e-mail para receber suas sugestões, opiniões, críticas e perguntas: blogdosociofilo@gmail.com. Com esse e-mail, também temos o plano de receber comentários a respeito do conteúdo de cada episódio (perguntas, correções, questões não mencionadas, referências não lembradas) para serem lidos e discutidos em episódios posteriores. Logo, contamos com suas perguntas e sugestões a respeito do presente episódio, para serem incorporadas no seguinte. Também aceitamos indicações de temas a serem trabalhados e debatidos nos próximos podcasts.

No episódio de hoje, conversamos sobre o maio de 1968, começando por uma breve retomada do evento enquanto parte de um dado contexto histórico, mencionando os acontecimentos pontuais que marcaram 1968 na França, nos EUA e no Brasil, passando por interpretações a respeito de maio de 1968 ocorridas no calor do momento, por intelectuais que participaram, se opuseram ou refletiram a distância, e chegando em reflexões contemporâneas sobre maio de 1968 e seu legado para hoje.

Queremos manifestar nossa gratidão infinita e especial à queridíssima Ábia Marpin, pela edição, trabalho gráfico e todo o trabalho técnico do podcast. Sem ela, esse projeto, assim como o próprio Blog, teriam permanecido um mero delírio metafísico.