Vídeo “Estamos todos doentes?”: uma conversa sobre sofrimento psíquico na contemporaneidade – com Kaliani Rocha, Gabriel Peters e Bruno Nogueira

32978833_2023458377902941_2838575591374979072_o

Nota preliminar: o presente vídeo foi gravado pelo Programa Fora da Curva, uma iniciativa da Rádio Universitária 99.9 FM da Universidade Federal de Pernambuco. Participam da conversa os professores da UFPE Kaliani Rocha (Psicologia), Gabriel Peters (Sociologia) e Bruno Nogueira (Comunicação). 

Na sua clássica reflexão sobre a “imaginação sociológica”, C. Wright Mills a definiu como a capacidade de apreender os vínculos entre “biografia” e “história”. Ao trazerem uma perspectiva sociológica para o debate acerca de transtornos psíquicos que proliferam no mundo contemporâneo, tais como a depressão e os distúrbios de ansiedade, Kaliani e Gabriel sublinham a conexão entre sofrimentos íntimos e tendências sócio-históricas mais amplas. Ambos também refletem sobre o impacto da psiquiatria contemporânea e da indústria neurofarmacológica no modo como os indivíduos vêm a manejar seus dilemas pessoais na atualidade. Seria a “epidemia de doença mental” no mundo atual, na verdade, o resultado de uma inflação espúria de diagnósticos? Sejam rótulos psiquiátricos aplicáveis ou não, o modo de vida de nossa civilização tecnológica e hipercompetitiva não gera uma imensa quantidade de sofrimento? Eis algumas das questões enfrentadas no debate.