Chamada para envio de resumos do SPG de Teoria Social da ANPOCS

Captura de Tela 2018-04-04 às 12.18.16Até o dia 12 de abril estará aberta a chamada para envio de resumos do SPG de Teoria Social do 42º Encontro anual da ANPOCS.

Convidamos a todos os pós-graduandos que desenvolvam pesquisas em afinidade temática com a teoria social a enviarem um resumo para o nosso SPG.

Abaixo seguem mais detalhes acerca do SPG deste ano. 

SPG2 A teoria social a partir de suas composições e antagonismos
Coordenação: Diogo Silva Corrêa (UERJ), Rodrigo de Souza Cantu (UNILA)

A história da teoria social se estrutura a partir de uma tensão constante entre uma análise do presente, uma concepção de passado e um prognóstico do futuro. O papel desempenhado pelos clássicos no pensamento sociológico tem não só a capacidade de costurar um conjunto de referências a partir das quais se funda um saber, como fornece um arcabouço conceitual com base no qual os sociólogos conseguem melhor tanto diagnosticar o que se passa no mundo hodierno quanto elucidar e apontar tendências possíveis a propósito do amanhã. Se, nesta direção, é verdade que Tocqueville, Marx, Durkheim, Simmel, Weber, Parsons, Elias, Bourdieu, Garfinkel, etc. mantem uma grande atualidade para a compreensão de fenômenos sóciohistóricos atuais, é fulcral a consideração de que o mundo com base no qual eles forjaram suas ferramentas conceituais foi diferente daquele em que vivemos no aqui e agora. É nessa direção que  entendemos que refletir acerca da teoria social a partir das possíveis composições e antagonismos, a que faz referência o título deste SPG, deve mobilizar o repertório legado pelos clássicos e neoclássicos da teoria contemporânea. Esse repertório deve servir tanto para repensar criticamente os pressupostos e instrumentos analíticos da sociologia quanto para oferecer horizontes interpretativos que auxiliem no trato com as inovações e diferenças trazidas à luz pelas constantes transformações do mundo hodierno.