A I Jornada do Sociofilo, Diálogos entre teoria e empiria: tendências da sociologia contemporânea, é uma iniciativa do laboratório de pesquisa de filosofia e teoria social (Sociofilo) do IESP-UERJ.

Ela ocorrerá no própio IESP-UERJ (Rua da Matriz, n. 82, em Botafogo), ao longo de todo o segundo semestre, às quintas-feiras, do dia 15/09 a 24/11, de 19:00 às 22:00 h.

A jornada será composta por dez aulas, primeiro com um mapeamento das correntes teóricas da sociologia, apresentada pelo coordenador do Sociofilo, Frédéric Vandenberghe.

As demais aulas serão ministradas por pesquisadores do SocioFilo, sempre partindo de um autor de grande relevância da sociologia contemporânea.

Aberta ao público, a Jornada permitirá que os participantes conheçam ou ampliem seus conhecimentos de algumas das principais tendências da teoria social contemporânea, por meio de exposições didáticas não apenas das principais noções das teorias sociais, como também das suas formas de articulação junto à pesquisa empírica.

Certificados de curso de extensão serão concedidos para quem se inscrever nas jornadas e tiver 75% de presença nos encontros. As inscrições serão feitas no Iesp no dia e hora do evento.